quinta-feira, 15 de maio de 2008

Cabovisão Digital in the house

Finalmente chegou o dia pelo qual alguns esperavam: o report sobre o serviço digital e se vale a pena ou não.

Para os mais impacientes a resposta é NÃO

Para aqueles interessados numa explicação mais detalhada aqui ficam as minhas impressões.

A nova box digital da Cabovisão (a Thompson, não a KAON) é 1 brinquedo com muito potencial, mas muito pouco aproveitada.

Os menus são simples, a selecção de canais faz-se fácilmente.

A box tem saídas de audio e video que devem satisfazer toda a gente. Infelizmente não é fornecido um cabo HDMI, embora a box tenha esta ligação. Eu tenho a minha box ligada por HDMI para garantir que tenho a máxima qualidade de imagem possível.

A qualidade de imagem é excelente, chegando a superar o analógico na maior parte dos casos (e arrasando completamente a do MEO), mas quando a imagem se mexe muito depressa começam a notar-se os quadrados da compressão do vídeo, mas ainda assim mantendo uma qualidade de imagem muito tolerável.

E é aqui que terminam as maravilhas. Ao contrário do MEO ou do superior pack HD+DVR da ZON-TVcabo, esta box não traz disco para gravar programas (nem sequer há menção a tal serviço no manual apesar das ligações internas para o disco existirem), o serviço EPG (Electronic Program Guide) que diz no manual virá mais tarde está activo mas não funcional (apenas mostra uma página em branco), os jogos também estão apenas mencionados no manual como vindo no futuro tal como o serviço VOD (Video On Demand aka Clube de Vídeo).

Resumindo, não estão previstos canais HD nem gravação de programas e tudo o resto está ainda para vir.
A unica coisa que esta box faz de momento é dar acesso a mais 29 canais e melhorar a qualidade da imagem, desde que a dita imagem não seja muito mexida.

Sem comentários: