quarta-feira, 30 de abril de 2008

Cabovisão passa a digital em Maio

À semelhança do que a TVcabo fez há já algum tempo e do que o MEO está a fazer, a Cabovisão prepara-se para activar o seu serviço digital já este mês.
Depois de ter visto a serviço digital do MEO em funcionamento reconheço que a plantaforma tem um grande futuro pela frente, mas o presente deixa muito a desejar.

Apesar do clube de vídeo e de todas as outras capacidades apenas possíveis num formato digital, o mais importante, a qualidade de imagem, é semelhante a um vídeo do YouTube.
O vídeo é transmitido pela rede informática como um stream de dados para uma box ligada á TV (até aqui tudo bem) mas o vídeo vem tão comprimido que a qualidade de imagem chega a ser inferior á de um filme VHS copiado de uma cópia há 10 anos. "It's that bad".
Se tiverem a box ligada a uma TV de alta definição então a baixa qualidade do vídeo ainda é mais notória, e no meu caso, quase insuportável. Uma coisa é ver 2 ou 3 minutos de vídeo no YouTube, mas um filme inteiro aquela qualidade? Nem de borla, quanto mais a pagar.

Para além da perca de qualidade de imagem é preciso ligar uma box a cada TV da casa, sendo o limite de 2 boxes por casa, e apenas uma das boxes tem capacidade de gravação.

O serviço vai custar cerca de 30€ (só para TV, não sei se o preço do serviço de internet está incluído, mas duvido) mais o preço da instalação e das boxes.

Com esta história de toda a gente estar a mudar para digital não sei por quanto mais tempo compensa estar ligado à Cabovisão. Começa a tratar-se mais de ver qual o serviço mais barato porque as características são virtualmente iguais.

Sem comentários: