quinta-feira, 10 de abril de 2008

IPTV

Finalmente Portugal já tem 2 serviços de IPTV disponíveis. São eles o MEO e o Clix SmarTV.

A Exame Informática fez um pequeno filme demonstrativo das capacidades desta plantaforma de distribuição de conteúdos que eu deixo aqui para quem quiser ver


Para quem não percebeu do que se trata tudo isto eu passo a explicar.

IPTV, como o nome indica, é TV através da internet. O serviço é fornecido pela linha telefónica sob a forma de sinal informático e é captado por uma "Box" que faz a descodificação do sinal para algo que a TV entende.
Esta Box é o coração do serviço. Ela é que faz a saida do video, é o comando dela que muda os canais e é ela que possibilita o zapping com picture in picture (uma pequena janela que mostra o que está a dar no canal para onde pretendem ir enquanto estão a ver um outro canal).

Por ser um serviço digital permite ainda algumas funções de browsing como por exemplo textos com a programação dos canais, um clube de vídeo virtual (há anos que esperava por isto) onde se pode alugar e ver um filme na hora sem sair de casa e o melhor de tudo é que permite a gravação de programas na Box como um vídeo (para aqueles que se lembram o que isso é).
É pena que os programas gravados não possam ser exportados para DVD, mas presumo que essa falha se deve ás corporações que controlam os conteúdos e preferem vender-nos os ditos DVDs com as séries.

Um cliente meu está já à espera da instalação do seu MEO e já estou convidado a ir testar o serviço. Quando tiver visto por mim tudo o que aquilo faz ponho aqui as minhas impressões e recomendações.

Sem comentários: